segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CARPE DIEM


Por Talyta Rolim de Albuquerque

 “Aproveite o momento” é o significado de Carpe Diem. O termo está em latim e foi escrito pelo poeta latino Horácio (65 a.C.- 8 a.C.), no Livro I de “Odes”, em que aconselha a sua amiga Leucone na frase: “...carpe diem, quam minimum credula postero". Uma tradução possível para a frase seria “... colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. Horácio defende que a vida é breve e a beleza perecível. Sendo a morte a única certeza, o presente deve ser aproveitado antes que seja tarde.
Se isso lhe faz lembrar de algo na Bíblia, provavelmente você pensou nos livros de Provérbios e Eclesiastes escritos por Salomão. Provérbios exalta a sabedoria como a maior das virtudes, dá conselhos sobre o procedimento no viver e preceitos para a vida prática, enquanto que o livro de Eclesiastes nos faz entender que tudo é vaidade, que há um tempo para tudo nesta terra, que os males e tribulações atingem a todos, a excelência da sabedoria e o dever do homem de temer a Deus e guardar todos os seus mandamentos.
O significado de Carpe Diem é um convite para que se aproveite o tempo presente, usufruindo os momentos intensamente sem pensar muito no que o futuro reserva. É viver o hoje sem preocupações com o amanhã. É desfrutar a vida e os prazeres do momento em que se vive. Agora, no presente. E é isso que Deus também quer para nós. Que desfrutemos com sabedoria e plenamente as bênçãos que ele nos tem dado todos os dias. Ele quer que nos lembremos d’Ele agora, hoje, sejamos jovens ou não. Não precisamos nos preocupar com o amanhã, pois Ele sempre supre nossas necessidades e nos sustenta, e o tempo somente a Ele pertence (Mt 6:34). Antecipação indevida, desperdiçar o tempo, se embolar com as tarefas e não dar conta de nenhuma delas, não reservar tempo para ser afetuoso com as pessoas nem crescer em intimidade com Deus, não é isso que Deus quer de nós. Se o que você vai fazer não vai glorificá-Lo, não faça. Ele quer que usufruamos dando sempre a glória que é d’Ele, como diz a canção de João Alexandre que vimos durante nossa EBD dos jovens enquanto estudávamos os livros de Provérbios e Eclesiastes:

Feliz com a vida

“Seja comer, seja beber
Seja qualquer outra coisa a fazer
Tudo seja feito para a glória de Deus
Para a glória de Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário