terça-feira, 20 de agosto de 2013

DEIXE DEUS ESCOLHER POR VOCÊ



Por Tuta Moraes*
Texto base: Ester 5-7

Recentemente assisti a um filme que contava a história de um adolescente negro que não tinha um lar nem uma família, por isso vivia pelas ruas. Uma família muita rica e influente o adotou e lhe deu a chance de viver uma vida muito melhor. Nessa linda história, uma conversa entre a mãe adotiva e suas amigas da alta sociedade chamou a minha atenção. Foi quando uma das mulheres disse para ela – Esse jovem teve muita sorte por você ter entrado na vida dele – e a resposta dela foi realmente surpreendente. – Não, na verdade, eu é que tive sorte dele ter entrado na minha vida – e assim encerrou o diálogo.
Tenho aprendido algo realmente incrível sobre o meu momento a sós com Deus. Primeiro leio e medito em um pequeno trecho da palavra, depois permito que uma “palavra específica me escolha”, e, a partir dela, começo a orar. É bom demais, porque percebo claramente a direção de Deus no diálogo que Ele quer ter comigo.
E esse conceito também tem feito muita diferença na hora de decidir e de fazer escolhas em todas as áreas da minha vida, porque a nossa vida é repleta de escolhas que precisamos tomar diariamente. Umas mais complexas do que outras, mas todas, igualmente, importantes, e creio que a vida tem me ensinado diariamente exatamente isso: Deixe Deus escolher por você!
Lembro-me das palavras de Jesus que disse: “Não fostes vós que Me escolhestes a Mim, pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto...” João 15:16. Se Jesus nos escolheu para sermos Seus servos, Ele também quer mostrar a Sua soberana vontade em cada escolha que faremos, e isso não é ruim, muito pelo contrário, pois “a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita”. Romanos 12:2.
Em nossa ansiedade e pressa tomamos nossas decisões e fazemos nossas escolhas baseadas no nosso próprio raciocínio, na nossa lógica e nos esquecemos de viver por fé, mas o Senhor quer nos ensinar a buscar a direção DELE em cada situação.
Olhando pra Ester pergunto: Foi ela que escolheu ser rainha? Foi ela que escolheu ir à presença do rei sem ser chamada? Foi ela que escolheu ser instrumento de Deus para livrar o seu povo? Vejam o que Deus fez com ela e por ela. Aí você e eu podemos entender claramente que Deus a escolheu e a direcionou em cada ação e reação. Mas isso só foi possível porque ela buscou a direção do Senhor e se submeteu a ela.

Fala sério:
Deixar Deus escolher por você não significa que Ele vai fazer por você, e sim que Ele vai lhe fornecer subsídios para que você faça a escolha certa e depois a execute com maestria.

* Texto selecionado por Cláudia Galvão (jovem da PIB Natal)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ENTENDENDO OS PLANOS DE DEUS



Por Angélica Vieira Cavalcanti de Sousa
Líder do Grupo Exaltai

“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos Teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42:1-2).

Deus tem um plano imutável para cada um de nós. Podemos enfrentar as mais diversas circunstâncias, mas o objetivo do Senhor sempre se cumprirá. Diante dessa afirmação, você pode estar se perguntando: “como saber qual é o plano de Deus para mim?” A resposta já nos foi dada: “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.” (Pv 16:3) Se entregarmos cada ação de nossas vidas às mãos do Senhor, Ele nos conduzirá na direção certa, rumo ao centro de Sua vontade. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho.” (Sl 32:8).
Parece vago? Então, você precisa entender que caminhada com Deus é sinônimo de fé e confiança. Somente um relacionamento genuíno com o Mestre pode nos dar a certeza de que estamos realizando o que Ele deseja. Pela fé e pelo Espírito que em nós habita, ouvimos Sua voz.
E quando já sabemos o que fazer? Se Deus nos coloca em uma determinada posição, é para cumprir um propósito, e nunca para a nossa própria glória. “Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor." (1Co 1:31b) Quando as pessoas passam em um concurso bastante concorrido, por exemplo, ficam muito felizes e gostam de demonstrar isso aos outros. Nas redes sociais, costumamos ver as palavras de comemoração daqueles que conseguiram algum bom êxito em sua vida profissional. No entanto, nossas vitórias têm um significado muito maior do que preencher nosso ego. Os planos de Deus são universais, e algo que Ele faz por nós influenciará a vida de muitas outras pessoas. Basta pensarmos na história de servos como José, Ester e Daniel, que foram colocados em elevadas posições a fim de abençoar seu povo. Eles não tinham dimensão disso inicialmente, mas Deus tinha. Foi fácil para eles chegar aonde chegaram? Não! Eles enfrentaram situações de medo e dúvida, com certeza. Porém, o que Deus tinha reservado a eles não poderia ser frustrado.
 
Querido irmão, problemas o têm feito duvidar de que esteja no lugar certo? Mire-se na história desses personagens bíblicos e verá que lutas não são sinônimos da desaprovação de Deus para o que você está fazendo. O Deus de José, Ester e Daniel está vivo e continua agindo, com poder e grande glória. Creia!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

QUEM É VOCÊ PARA DEUS?



Por Patrícia Jares
Adolescente da PIBNatal
 
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela.” (Sl 127.1).

 Em  algum  momento  você  já  parou  para  pensar  como  está  o  seu relacionamento  com seu  Pai  hoje?  Já  falou  com  ele?  Deu -lhe  bom  dia? Agradeceu por acordar em uma manhã linda como hoje?

Infelizmente  às  vezes  nos  esquecemos  de  falar  com  Ele,  mas  são esses  pequenos  atos que  fazem  a diferença  em  um relacionamento.  Por mais que você se esqueça, Ele está lá sempre observando e cuidando de você. Podemos até não enxerga-Lo, mas acredite que Deus está sempre ao seu lado, não importa onde e nem quando. Para Ele não há impossível.

Muitos dizem que não possuem dons e estão enganados. Podem até morrer  sem  descobrir qual  era  o  seu  forte  ou  especial,  mas  esses  são aqueles  que  plantaram  o  que  colheram. Nós  seres  humanos  possuímos uma  mania  terrível  de  tentar  ser  melhor  que  o  outro.  Somos egoístas, queremos  objetos  inúteis  que  não  servirão  pra  nada  em  nossa  vida espiritual, queremos sempre mais.

Quem  você  é  aqui  hoje  na  Terra  não  será  amanhã  no  paraíso. Precisa contribuir com bons atos também. Lembra de quando criança que seus pais diziam: “Seja um bom menino(a) para que o Papai Noel não lhe bote na lista negra de crianças más e pra que você possa ganhar um bom presente!”? Justamente assim como os pequeninos devemos agir!

Como será que Deus lhe enxerga? Como você tem agido para estar ao  Seu lado? Não se preocupe apenas com as boas obras, pois o espírito também condena. Não se chateie se ainda não descobriu seu dom, Deus proverá. Davi era excluído, Moisés gago, Jeremias muito novo; até quando você vai olhar para o que é, e não para o que Deus pode torna-lo?

 “Passará o céu e a Terra,mas as minhas palavras não  passarão” (Marcos 13:31)